Seguro Garantia para Empreendimentos Imobiliários
Não é novidade para ninguém que empreendimentos imobiliários demandam tempo e investimento alto, abrangendo vários riscos para os envolvidos. Nesse contexto entra em cena o Seguro Garantia para Empreendimentos Imobiliários.
Esse tipo de seguro tem o objetivo de oferecer garantia para compradores de imóveis em construção, confirmando que o empreendimento será devidamente finalizado ou que os compradores serão indenizados caso ocorram atrasos ou outros tipos de transtornos.
Na prática, esse tipo de seguro tem uma função importante, atua como uma garantia confiável para contratos e obrigações no setor, gerando uma série de vantagens para todas as partes envolvidas.
Quer saber mais sobre as características e o funcionamento do Seguro Garantia para Empreendimentos Imobiliários? Então confira os tópicos fundamentais acerca desse tema.
Entenda a função do Seguro Garantia para Empreendimentos Imobiliários
O Seguro Garantia Imobiliário consiste em uma apólice emitida por uma seguradora. Ele oferece para o contratante uma segurança extra, pois diante de um descumprimento do contrato pela empresa contratada (por exemplo, atrasos na entrega ou erros na realização da construção), o segurado poderá contar com o respaldo da apólice de seguro.
Sendo assim, ele é uma solução capaz de proporcionar mais tranquilidade, minimizando os vários riscos e as incertezas que fazem parte desse segmento.
Enquanto isso, para a empresa executora do empreendimento, o Seguro Garantia Imobiliário apresenta uma vantagem competitiva, pois possibilita que ela use os seus recursos financeiros e bens para outros fins, em vez de mantê-los paralisados como garantia.
Essa característica traz muito mais flexibilidade financeira e até mesmo chances para viabilizar o crescimento dos negócios imobiliários.
Além do mais, vale salientar que a indenização é capaz de cobrir os prejuízos extras da obra que onerem os segurados. Ela também pode ser realizada como um ressarcimento das quantias pagas pelo segurado, corrigidas conforme a lei.
Sendo assim, entre as várias vantagens que o Seguro Garantia para Empreendimentos Imobiliários oferece, podemos salientar:
- Reduz os riscos de investimento na obra
- Não interfere no capital de giro
- Solução viável e moderna
- Garantia e tranquilidade para o proprietário do terreno
Conheça os tipos de Seguro Garantia para Empreendimentos Imobiliários
Essa modalidade de Seguro pode ser contratada por empreiteiras, construtoras e incorporadoras. Além disso, é importante destacar que construtoras e incorporadoras são coisas bem distintas.
A construtora tem a função de viabilizar a construção de um empreendimento imobiliário. Ela é contratada para tornar projetos e planos em realidade, assumindo a responsabilidade técnica em relação ao resultado final.
Também é bom lembrar que as construtoras seguem à risca o projeto consolidado por uma incorporadora e obedece os prazos contratuais e as regras vigentes.
Enquanto isso, a incorporadora tem o objetivo de coordenar o processo de aprovação junto aos órgãos públicos, realizar a matrícula e o registro de imóveis. Inclusive, em determinadas ocasiões, ela ajuda na venda de cotas dos investidores em parceria com algumas imobiliárias.
Sendo assim, o Seguro Garantia para Empreendimentos Imobiliários apresenta dois tipos, destinados para casos variados, conforme veremos a seguir.
Permuta imobiliária
Tem o objetivo garantir a entrega das unidades autônomas prometidas como uma solução de pagamento à compra do terreno, tudo isso inserido dos prazos estabelecidos e de acordo com a planta do projeto.
Nesse contexto, a incorporadora compra o terreno, efetua a construção do empreendimento e realiza o pagamento do valor do terreno ao antigo dono com unidades do empreendimento em questão.
A importância segurada se dá ao valor do terreno, que deve ser equivalente ao valor das unidades prometidas em permuta.
Adquirente final
Tem o objetivo de garantir a entrega da unidade autônoma adquirida em planta, obedecendo um prazo estabelecido e seguindo o que pede a planta do projeto. O usuário final compra a unidade na planta, a construtora realiza a obra e entrega a unidade.
Como funciona o Seguro Garantia para Empreendimentos Imobiliários
O funcionamento dessa modalidade é simples. Sendo assim, a empresa contratada assume a responsabilidade financeira pelo pagamento do Seguro Garantia.
Quando essa empresa assume um contrato ou obrigação no mercado imobiliário, ela adquire o seguro para proporcionar ao contratante a garantia necessária de cumprir suas responsabilidades seguindo as regras estabelecidas.
O contratante, de uma forma geral, realiza o pagamento pelo seguro por meio do prêmio do seguro. Esse prêmio pode ser único ou anual, levando sempre as condições previamente determinadas na apólice.
A base do cálculo do prêmio depende de uma série de fatores, como, por exemplo:
- o valor do contrato,
- o risco envolvido na operação
- e a reputação da empresa contratada.
Em virtude disso, ao escolher essa modalidade de seguro, a empresa contratada opta por uma solução repleta de benefícios quando comparada com outras abordagens mais tradicionais, como depósitos em dinheiro ou bens imóveis.
Conclusão
Não é exagero afirmar que o Seguro Garantia para Empreendimentos Imobiliários consiste em uma solução que representa eficiência, segurança e confiança no mercado imobiliário.
Graças a ele, as negociações se tornam muito mais flexíveis, permitindo que vários tipos de projetos imobiliários sejam devidamente realizados de modo prático e assegurando o crescimento e a reputação de todos os envolvidos.
Por essa razão, é muito importante contar com uma seguradora autorizada pela SUSEP, que é a Superintendência de Seguro Privados.
Vale lembrar que tais seguradoras são especializadas em avaliar e assumir riscos, promovendo a segurança e a idoneidade do seguro para todas as partes envolvidas na transação imobiliária.
Sendo assim, a opção por uma seguradora qualificada como a Confiance é um detalhe fundamental durante o processo.