Blog da Confiance

Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos 

Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos 

 

Em determinadas situações, há contratos empresariais em que a retenção de pagamento até que o objeto do contrato seja concluído é solicitada. Com isso, a empresa evita ficar com dinheiro parado até a finalização do contrato, viabilizando a movimentação das finanças de um negócio. É aí que entra em cena o Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos.  

Essa modalidade garante o pagamento de valores retidos pelo contratante em distintos tipos de contratos. É importante porque o ato de reter o dinheiro por muito tempo pode provocar a desvalorização deste capital por causa da falta de movimentações financeiras. 

Nos tópicos a seguir a gente traz mais abordagens sobre esse tipo de seguro, apontando as vantagens e as principais características. Boa leitura! 

Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos – Entenda a sua importância 

 

Esse seguro é fundamental para as empresas obterem uma melhor gestão das suas movimentações financeiras. 

Também chamado de Retention Payment Bond, esse seguro possibilita que o contratante se torne apto a liberar retenções de pagamento retidas ao contratado a partir do momento em que o trabalho for devidamente finalizado. 

Ele é um Seguro Garantia muito relevante em várias situações, um exemplo disso pode ser um contrato de construção. Nesse tipo de contrato, a empresa contratante normalmente escolhe reter uma porcentagem do valor da parcela de pagamentos que ela faz para a empresa responsável pela realização da construção. 

O objetivo dessa retenção é uma solução que a empresa contratante possui para obter mais segurança e mais garantias de que o contrato será cumprido conforme o combinado. 

Porém, essa situação tem um contratempo: a empresa contratante fica segura acerca dos eventuais descumprimentos do contrato, por outro lado, a empresa contratada não recebe todo o dinheiro que deveria receber com os seus pagamentos, pois uma parte deles fica retida pela contratada. 

Nesse cenário, o Seguro Garantia para Retenção de Pagamento ganha mais relevância, pois ele substitui essa retenção. Sendo assim, se a empresa contratada descumprir o contrato, a contratante necessita apenas acionar o seguro em busca da proteção. 

Posto isso, o Seguro Garantia Retenção de Pagamento prevê a indenização contra prejuízos causados pelo descumprimento do contratado, em relação à retenção de pagamentos prevista em contratos firmados com o contratante.  

Saiba quando fazer o Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos 

Empresas de todos os portes, que atuam nos mais variados segmentos, estão habilitadas a fazer o seguro garantia de retenção de pagamento quando se encontram envolvidas em um contrato no qual parte dos valores que elas deveriam receber ficam retidos com a contratante. 

Além do mais, quando um determinado contrato prevê a retenção de parte do pagamento até que o objeto do contrato seja concluído, o Seguro Garantia Retenção de Pagamento pode ser usado 

Essa modalidade de seguro é o recurso mais adequado para aquelas organizações que atuam nos setores de construção, de prestação de serviço e fornecimento, por exemplo.  

Por meio desse seguro, tais empresas podem substituir a retenção de pagamento e, desse modo, receberem seus pagamentos de modo integral. 

Como funciona o Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos 

Para uma melhor compreensão do funcionamento do Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos, é pertinente conhecer as partes que estão envolvidas nos contratos. Vamos entender então! 

Tomador 

Ele é a empresa que faz o seguro garantia. O objetivo, com isso, é evitar a retenção de pagamento por parte da contratante. 

Segurado 

Ele é a empresa contratante. Para ter a garantia do cumprimento das obrigações contratuais por parte da contratada e liberar os valores retidos, o segurado pode exigir que a contratante apresente um Seguro Garantia. 

Corretora de seguros 

Consiste na empresa que vai viabilizar a contratação do Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos. Em suma, o tomador entra em contato com a corretora, efetua a cotação desse seguro, opta pela melhor alternativa e, por fim, realiza o contrato. 

Contudo, nesse sentido é importante contratar corretoras que dominam o assunto e, portanto, são especializadas em garantias. 

O que o Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos não cobre 

Conforme ocorre com outros tipos de Seguro Garantia, é preciso ter em mente que, em determinadas situações, há riscos que o Seguro Garantia de Retenção de Pagamento não tem a obrigação de cobrir. 

Entre esses riscos, é interessante salientar as multas punitivas que o tomador eventualmente necessita pagar. Esse risco é coberto apenas caso ocorra algo a respeito previsto nas condições especiais da apólice do seguro. 

Outro risco que esse Seguro Garantia não cobre é quando o segurado comete atos ilícitos dolosos ou comete um ato intencional. 

Também é sempre bom lembrar que a seguradora não tem qualquer responsabilidade quando acontece qualquer tipo de descumprimento dos deveres do tomador por conta de fatos ou atos de responsabilidade do segurado.  

Conclusão 

Nesse texto você conheceu algumas das características essenciais do Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos. É graças a essa modalidade que o contratante se torna apto a liberar as retenções de pagamento retidas ao contratado logo que o trabalho estiver devidamente concluído. 

Eles podem ser utilizados por empresas de diferentes portes e segmentos, especialmente pelas organizações que atuam no setor de construções. Essa modalidade proporciona vantagens financeiras para tais empreendimentos, pois evita prejuízos no caixa diante da retenção. 

Por fim, quando o assunto é Seguro Garantia de Retenção de Pagamentos, sempre é bom lembrar da importância de contratar os serviços de corretoras especializadas em garantia. Elas possuem todo o conhecimento e os recursos necessários para orientar e auxiliar as empresas em tais situações. 

Aqui na Confiance você conta com especialistas preparados para te ajudar a fazer a melhor escolha quando o assunto é garantias de pagamento e outros tipos de produtos de seguros.  

Rolar para cima